• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária

TrendsPerfumes

Tudo sobre os perfumes importados mais vendidos!

  • Perfumes mais vendidos
  • Dicas de compra e uso
  • Seleções dos melhores
  • Contato

Perfumes: O Guia Completo para Dar Perfumes de Presente

20/04/2015 por Thiago

Você deve concordar que presentear uma pessoa querida pode ser um ato precedido de muitas dúvidas.

Se você está procurando indicação de perfumes,visite a loja Amazon, clicando aqui. Lá você pode encontrar uma grande variedade de perfumes e as melhores marcas destes, veja também, os 25 perfumes importados femininos mais vendidos (2020), clicando aqui.

Não deixe de conferir também, a nossa lista com os  50 Perfumes Importados mais Vendidos em 2020, clicando aqui.

Isso não significa, todavia, que perfumes sejam uma má opção de presente ou que a compra tenha que ser feita sempre às cegas.

A tarefa pode ser facilitada se observados alguns cuidados importantes, principalmente agora que a ciência desvendou alguns segredos, como veremos a seguir.

Antes de continuar, saiba que as melhores lojas e que recomendamos para sua compra são a Sephora, Sepha, Zattini e a Glio.

Entenda:

Perfumes podem ser o presente mais arriscado que você já deu

Fazer planos cuidadosos para impressionar alguém de maneira significativa faz parte do nosso cotidiano.

Algumas coisas são fáceis de serem pensadas e colocados em prática sem medo de errar: um jantar num restaurante tradicional, uma atmosfera romântica, o melhor terno ou aquele vestido.

Algo que muitas vezes é subestimado, entretanto, é o nosso odor. Todos ao seu redor irão prestar atenção, mesmo que inconscientemente, no seu odor, e isto influencia na impressão que você deixa.

Da mesma forma, o perfume que o seu(ua) parceiro(a) usa vai ser notado por você e certamente este pode ser um fator decisivo para o relacionamento dar certo ou não.

Olha a responsabilidade: um perfume errado pode por tudo a perder (clique para twittar).

É isso que diz a ciência em recentes estudos sobre o agir das fragrâncias.

Vejamos:

Nós, os animais, e a atração natural pelos melhores perfumes

O olfato é um sentido dominante em muitos animais, incluindo nós serem humanos, e nossos encontros quase sempre começam com um período de intensa experimentação de cheiros.

Desta exploração olfativa é que os animais colhem informações sobre a fertilidade e a qualidade dos seus parceiros, o que é crucial no momento da decisão de procriar imediatamente ou esperar por outro alguém melhor aparecer.

Embora os encontros entre nós humanos sejam mais discretos, nossas percepções naturais revelam que mensagens semelhantes estão escondidas logo abaixo das nossas axilas.

Não é preciso grande esforço científico para provar que o cheiro desagradável de CC afasta até mesmo os mais bem intencionados.

Testes científicos parecidos foram realizados, com a colocação de camisetas suadas para serem cheiradas por pessoas que teriam que responder se os cheiros eram agradáveis ou não e o resultado, logicamente, foi no sentido de que não.

Outros detalhes destes experimentos, entretanto, são interessantes.

Os homens acharam mais prazeroso e atrativo o odor feminino daquelas que estavam nos seus períodos férteis na época da colheita das amostras.

Já as mulheres não seguiram o mesmo caminho e acredita-se que se sintam mais atraídas pelos cheiros dos homens não propriamente pelo odor, mas por aparentarem serem líderes naturais, bonitos ou passarem confiança.

Resumindo: pesquisas indicam que o senso olfativo é fator decisivo quando o assunto é a avaliação dos parceiros.

Por isso, os odores naturais, sem a influências de perfumes artificiais, são meios inconscientes dos casais aferirem suas compatibilidades genéticas.

As mesmas pesquisas que utilizaram o método das camisetas sujas indicou também que ambos os sexos preferem o odor dos parceiros que possuam características genéticas bem diferentes das suas.

Um gama de outros animais vertebrados, como peixes, répteis, pássaros e mamíferos, possuem as mesmas preferências olfativas (por parceiros com genéticas distantes das suas), aparentemente como uma forma de garantir uma prole mais saudável e longeva.

Um pouquinho de história: o nascimento dos perfumes como o disfarce ideal

Mas então, onde os perfumes entram na estória?

O uso das fragrâncias provavelmente nasceu da necessidade dos nossos antepassados disfarçarem o mau odor nas roupas, que antes muitas vezes eram usadas continuamente por semanas ou meses.

Nesta época, como os ingredientes eram caros, os perfumes eram sempre objeto de luxo das altas camadas sociais.

São várias as referências ao uso dos perfumes na antiguidade, o que inclui histórias do Velho Testamento e os escritos do historiador romano Plínio, o Velho.

A fábrica de perfumes mais antiga foi descoberta há 12 anos perto da cidade de Pirgos, na Grécia, que se estima ter funcionado há 4000 anos.

O expert das fragrâncias: você mesmo

Hoje em dia, apesar de não usarmos nossas roupas durante meses seguidos e frequentarmos cotidianamente ambientes climatizados, obviamente ainda continuamos a usar os perfumes, bem mais baratos e acessíveis do que antes.

Nossa aversão ao mau odor, mesmo que inconsciente, persiste e garante à indústria dos perfumes a movimentação anual de bilhões de dólares ao redor do mundo.

Mas se a necessidade dos perfumes se limita a esconder o mau odor, por que existem tantos tipos de perfumes diferentes? E como todos estes perfumes podem mudar as potenciais informações que exalam sem parar dos nossos corpos?

A resposta também vem da ciência. Segundos os resultados de uma outra pesquisa, a tradicional ideia de que os perfumes servem apenas para mascarar o mau cheiro foi abandonada e comprovou-se que nós somos predispostos a gostar de alguns tipos de cheiros.

Na pesquisa os participantes foram instruídos a usarem pedaços de algodão debaixo das axilas, sendo que numa delas foi aplicado perfume e na outra não.

Sem nenhuma surpresa, os participantes convidados a cheirarem os algodões acharam mais agradáveis os que tinham perfume.

Depois, no entanto, os pesquisadores repetiram o teste mas colocaram embaixo de uma das axilas um algodão com um perfume escolhido pela pessoa, e na outra axila um perfume escolhido pelo participante que iria cheirar os algodões depois.

Surpreendentemente, as pessoas que experimentaram os cheiros não preferiram o algodão com o perfume escolhido por eles próprios, mas sim aquele que tinha o perfume escolhido pelo dono da axila, mesmo quando as duas fragrâncias eram bem parecidas e escondiam completamente o odor corporal natural.

A conclusão:

As pessoas tem o poder de selecionar as fragrâncias que melhor complementam os seus corpos.

Ou seja, o perfume ideal para cada pessoa é melhor escolhido por ela mesma, e não por terceiros, os quais também irão concordar com a escolha.

A explicação é o elemento genético. Cada pessoa possui uma predisposição genética para gostar de determinadas essências e intuitivamente selecionar as que melhor combinam com seu corpo.

Da mesma maneira funciona com relação a nossos(a) parceiros(a)s, que somente vão gostar dos perfumes a que eles estiverem predispostos a gostarem.

Entenda a lição

Todos estes estudos mostram, portanto, que, na maioria das vezes nós gostamos das fragrâncias de acordo com a nossa própria personalidade, ou, melhor dizendo, com aquilo que a nossa genética considera o melhor odor.

Por isso, o perfume ideal para dar de presente é aquele que se identifica com a genética da pessoa presenteada.

Logicamente, no mundo real, ainda não podemos identificar a predisposição genética de odores dos nossos parceiros, embora já existam nos laboratórios mais especializados (dos Estados Unidos) exames que indicam estas características através de uma tabela de cores.

Qual a lição extraída destas pesquisas, então?

A principal é que escolher um perfume para dar de presente baseado nas suas próprias preferências não irá funcionar.

O melhor caminho, então, é conhecer bem a pessoa que irá receber o perfume, o que será melhor explicado logo abaixo.

Já para quem quer comprar um perfume para si mesmo, selecione um que você sinta prazer experimentando-o no próprio corpo, de preferência por algumas horas.

A tarefa da escolha exige o investimento de um pouco de tempo e paciência, sendo indispensável o test-drive na sua pele.

Se, por um lado, pode parecer um pouco difícil, por outro você pode ter a certeza de que a melhor pessoa para escolher o seu perfume é você mesmo, e a melhor para escolher o perfume do seu parceiro(a) é ele(a) mesmo(a).

De volta ao balcão: comprando o perfume perfeito para dar de presente

Apesar das dificuldades em se encontrar um perfume que se encaixe perfeitamente na pessoa que queremos presentear, as fragrâncias não deixam de ser um excelente pedido, afinal, o que nos impede de tentarmos escolher um perfume que aparentemente combine com o espírito e o estilo da pessoa? Absolutamente nada.

Um perfume pode ser considerado um excelente presente principalmente se considerado que a pessoa que receber poderá lembrar pra sempre daquela essência como uma memória associada a você.

Logicamente, como já dissemos, isso não significa sair por aí comprando qualquer perfume simplesmente porque achou a propaganda atraente ou o preço barato.

Se a pessoa que receber a fragrância não gostar do odor, o feitiço poderá virar contra o feiticeiro. O odor ruim, nesse caso, seria associado a você da mesma forma, e não é isso que nós queremos.

Nesta desafiadora missão, existem dois caminhos: o caminho da segurança e o caminho daqueles que aceitam assumir alguns riscos.

a) A escolha segura: não inventar a roda

Comprar um perfume totalmente novo, um daqueles em que a pessoa que irá usar não está familiarizada, pode ser um presente arriscado, pois se a ela não gostar da essência o perfume será deixado de lado, assim como você, que pode ser associado inconsciente a um odor desagradável.

Então, a primeira dica, aplicável principalmente se você é daqueles que não gosta de assumir riscos, é escolher um perfume que já tenha ligação com algo que o(a) parceiro(a) que vai receber já goste.

Se ele(a) já tem um perfume “ABC”, por exemplo, você não tem motivos para tentar comprar um perfume totalmente diferente. Compre um perfume parecida, tal como o “A”, o “B” ou o “C”, e não perfume “Y”.

Dê uma bisbilhotada discreta nos perfumes que a pessoa já tem em sua coleção e se ela tiver um perfume favorito, ou várias frascos da mesma marca ou da mesma família olfativa, procure dar um perfume com estas mesmas características, o que é garantia de que ela irá te agradecer sinceramente.

Além disso, se você quiser marcar de verdade, além do perfume dê também outros produtos da mesma linha, tais como loções e géis corporais, desodorantes, espumas de barbear, etc, ou então mude o tipo de concentração de perfume: se ele(a) já tem uma Eau de Cologne, dê uma Eau de Toilette ou Parfum.

b) A opção divertida (e arriscada): comprar algo totalmente novo

E se você é do tipo de pessoa que aceita riscos maiores e não gosta de ficar na mesmice? A opção, neste caso, é comprar um perfume totalmente novo.

E vale a pena assumir este o risco?

Com certeza. Além da possibilidade de acertar em cheio no novo perfume, a pessoa presenteada vai notar que você se esforçou, gastou tempo, energia e experimentou diversos perfumes diferentes para tentar encontrar algo perfeito para agradá-la.

Para tanto, algumas dicas são importantes para reduzir ao máximo as suas chances de errar e acabar dando um presente sem nenhum importância.

Siga estes 3 passos:

1) Não se afaste muito daquilo que você conhece do(a) parceiro(a)

Como dito antes, a maneira mais segura para acertar na hora de dar uma perfume é sabendo qual o tipo de perfumes a pessoa presenteada gosta.

Mas não é disso que estamos falando agora, queremos dar uma fragrância diferente, não é mesmo?

Mesmo neste caso, procure não se afastar muito daquilo que você já conhece da pessoa.

Procure saber quais os perfumes a pessoa já tem no seu armário, quais as marcas preferidas, qual o seu estilo de vida, a frequência e a ocasião de uso e o clima da região em que vive.

Dentro destes limites há uma ampla variedade de perfumes novos a serem experimentados.

Resumindo: não compre e dê um perfume de presente para alguém que você não conhece minimamente, como por exemplo para aquela pessoa distante que você pegou no amigo secreto da empresa.

Perfumes são presentes muito pessoais e exigem certa intimidade.

2) Experimentar antes de comprar

É indispensável na compra de qualquer perfume que se experimente ele antes, de preferência usando ele durante um dia para ver as suas reações.

Para comprar um perfume para outras pessoas, igualmente, o experimentar é importante.

Neste caso, entretanto, quem deve experimentar é a pessoa que vai ganhar o presente.

O ideal é levar o(a) companheiro(a) até à loja para fazê-lo(a) experimentar os perfumes que você tem em mente.

A pessoa não precisa escolher propriamente o perfume a ser comprado, mas pode expressar quais ela tem preferência, o que te dará uma boa noção do que comprar.

Outra maneira que funciona é através de amostras grátis.

Consiga amostras grátis na sua loja de confiança, o que geralmente é mais fácil se você fizer outras compras junto, e submeta o perfume à apreciação do(a) parceiro(a).

Se ela gostar sinceramente, não há motivos para não comprar o frasco inteiro.

É claro que isso pode estragar a surpresa, se for o caso, mas o lado positivo é que o seu presente vai ser O PERFUME.

Além disso, envolver a pessoa presenteada no processo de escolha do próprio presente pode ser divertido, ainda mais quando se trata de um presente tão pessoal.

3) Tenha coragem e assuma a responsabilidade

Escolher uma fragrância para dar de presente pode não ser uma tarefa fácil e, dependendo das suas escolhas, é rodeada de riscos.

Não é por isso, no entanto, que você vai deixar de dar o presente que você quer ou que foi pedido pela pessoa querida.

Basta um pouquinho de autoconfiança e conhecimento acerca da pessoa a ser presenteada para se conseguir ultrapassar os obstáculos e encontrar o presente ideal.

O que é divertido e gratificante nesta tarefa é que você vai demonstrar ao(a) seu(ua) companheiro(a) o que a personalidade deste(a) representa pra você, com base unicamente nos seus sentimentos.

O que pode ser mais amável e respeitoso do que isto?

Existem perfumes dos mais diversos ingredientes e que podem se encaixar nos mais diferentes estilos: personalidades fortes, sexys, charmosos, divertidos, bizarros, obscuros, desafiadores e tudo mais.

A partir da personalidade da pessoa você vai encontrar o perfume dela. Leia bastante blogs, revistas, análises e descrições de perfumes, conheça quais os perfumes importados mais vendidos, os considerados melhores perfumes femininos e masculinos, e isso te dará uma ideia das características dos perfumes e também te ajudará na escolha.

É isso! Estes são os 3 passos indispensáveis para você comprar um perfume novo para seu(ua) parceiro(a).

Lembre-se que a tarefa pode ser difícil, a princípio, mas com confiança, coragem e as informações corretas você consegue.

Na verdade, a missão pode ser divertida e agradável, pois não há maneira melhor de demonstrar seu amor do que dando um presente com amor, especialmente se for um perfume memorável.

Se você conseguiu aprender coisas novas e achou este artigo interesse, não deixar de compartilhar com seus amigos.

Fontes:

http://phys.org/news/2015-02-perfume-riskiest-gift-youll.html
http://www.escentual.com/blog/2014/12/10/how-to-buy-the-perfect-fragrance-gift/

Compartilhe isso:

Arquivado em: Dicas de compra e uso

Sobre Thiago

Advogado, idealizador e desenvolver do blog.

Sidebar primária

Posts recentes

  • 20 Melhores Perfumes Femininos Importados 2020
  • Os Perfumes das Famosas 2020 (O que elas usam)
  • 25 Perfumes importados masculinos mais vendidos de 2020
  • 25 Perfumes importados femininos mais vendidos 2020
  • Top 50 Perfumes Importados Mais Vendidos de 2020

Posts populares

  • Os Perfumes das Famosas 2020 (O que elas usam)
  • 25 Perfumes importados femininos mais vendidos 2020
  • 20 Melhores Perfumes Femininos Importados 2020
  • Top 50 perfumes importados mais vendidos em 2019
  • Top 50 Perfumes Importados Mais Vendidos de 2020
  • Os perfumes das celebridades e blogueiras (seus queridinhos)
  • 25 Perfumes importados masculinos mais vendidos de 2020

© TrendsPerfumes 2014–2021

Termos de Uso • Política de Privacidade • Política de Transparência • Contato