Fifi 2014, o Oscar dos perfumes
Uma boa maneira de garantir sucesso em seus próximos investimentos em fragrâncias é ouvindo a opinião de especialistas sobre os melhores perfumes importados.
Por isso, a exemplo do que já fizemos em 2013 (aqui e aqui), trazemos para vocês a lista dos melhores perfumes importados, premiados no Fifi pela Fragrance Foundation – fundação que reúne as 82 corporações mais importantes na área da perfumaria, ativa desde 1949.
A Fundação, que não tem fins lucrativos, tem como missão servir às empresas do ramo como uma fonte de aperfeiçoamento, educação e expertise industrial.
Eles são devotados à inovação e apreciação das fragrâncias em todas as suas formas.
A primeira cerimônia de reconhecimento às melhores fragrâncias foi realizada em 1973, em Nova York, e em 1974 o primeiro prêmio de “Hall of Fame” foi concedido a Estée Lauder.
As melhores fragrâncias do ano de 2014 foram escolhidas por representantes da indústria perfumista do mundo inteiro e divididas em uma série de categorias.
Todos os membros votam nas categorias fragrância do ano, fragrância hall of fame, embalagem do ano, campanha de mídia do ano, fragrância de interiores do ano e fragrância de banho e corpo.
Os diretores escolhem os vencedores nas categorias hall of fame, fragrância de celebridade do ano e perfumista do ano, pelo conjunto da obra.
Os experts da indústria votam nas seguintes categorias: excelência editorial na cobertura da indústria do perfume, prêmio indie e perfume extraordinário.
Já os consumidores podem votar em suas fragrâncias prediletas através do site www.fragrance.org.
Mas enquanto a lista deste ano não é divulgada (a cerimônia de premiação vai acontecer no próximo dia 17 de junho), vamos conferir quais foram os melhores perfumes de 2014?
A relação inclui as melhores fragrâncias femininas, masculinas, de celebridades, a escolha dos consumidores, frascos mais bonitos e muito mais.
Fique de olho nessa lista:
Troféu Hall of Fame
Fragrância Hall of Fame:
Clinique Happy (Clinique)
[table id=112 /]
Elogiadíssima, a fragrância da Clinique está sempre na lista das preferidas da mulherada apaixonada por perfumes importados.
Com excelente fixação, seu aroma doce e feminino não é enjoativo – muito pelo contrário, é um perfume floral muito sofisticado e refinado, apesar de suas características mais “diurnas”.
O Happy tem notas de jasmin, lírio do vale e jacinto, e é uma excelente escolha para quem busca um perfume importado com valor acessível no Brasil!
Troféu Fragrância do Ano
Luxo masculina:
Tom Ford Rive D’Ambre – Tom Ford Beauty
É um oriental compartilhado, assinado pelo perfumista Olivier Gillottin.
A fragrância contém âmbar, cítricos, bergamota, laranja amarga, limão siciliano, hortelã, estragão, cardamomo, tolú bálsamo e conhaque. Ainda não está disponível nas lojas brasileiras.
Luxo feminina:
Privé Rose D’Arabie – Giorgio Armani
Entre seus ingredientes, encontramos patchouli, baunilha, rosa e agarwood.
O perfume não está disponível nas lojas brasileiras. Compre online em lojas do Exterior, ou compre na sua próxima viagem para fora do país.
Popular masculina:
Victoria’s Secret Very Sexy Platinum For Him – Victoria’s Secret
O perfume é um aromático verde masculino, lançado em 2013, e também não está disponível nas lojas brasileiras.
A fragrância é composta de folha de violeta, pimenta de szechuan e musgo de carvalho. Aproveite para comprar esse perfume importado quando viajar, ou peça para aquela amiga que vai para o Exterior em breve!
Popular feminina:
Victoria by Victoria’s Secret – Victoria’s Secret
O perfume tem notas de frutas vermelhas, rosas e creme brulée. Ele está disponível no mercado nas versões eau de parfum, body mist e body lotion.
Por enquanto não é possível encontrar o Victoria nas lojas brasileiras, então fique de olho nos free shops e nas lojas de perfumes importados. A fragrância é tão boa que também foi eleita a melhor pelo voto popular nesse Fifi Awards.
Prestígio masculina:
Polo Red – L’Oréal/Ralph Lauren Fragrances
[table id=113 /]
Mais um dos perfumes da linha Polo, de Ralph Lauren, que conquista o público masculino. O Polo Red é um perfume marcante e doce, mas não enjoativo.
É moderno e descontraído, e pode ser usado tanto durante o dia quanto à noite. É um perfume importado amadeirado com especiarias, lançado também em 2013 e considerado um dos grandes vencedores do Fifi Awards, já que também abocanhou o prêmio de escolha do consumidor.
Tem em suas notas de topo limão verdadeiro italiano, toranja e oxicoco. As notas de coração são açafrão e sálvia. Já as notas de fundo são café, âmbar e notas amadeiradas. Uma excelente escolha para homens modernos e antenados nas tendências.
Prestígio feminina:
Modern Muse Eau de Parfum – Estée Lauder
Possui em sua nota de topo tangerina. Já as notas de coração são lírios, pétalas de flores, tuberosa, jasmim sambac, madressilva e jasmim chinês. Nas notas de fundo, possui patchouli, âmbar, almíscar, baunilha de Madagascar e notas amadeiradas.
É um perfume importado que também não está disponível nas lojas brasileiras. Consulte nosso post sobre como comprar perfumes importados e descubra como adquirir o Modern Muse da Estée Lauder.
Troféu Escolha do Consumidor
Celebridade:
Our Moment One Direction– Elizabeth Arden
[table id=114 /]
A boy band One Direction não enfrenta um bom momento na carreira, com a saída do cantor Zayn Malik, mas pelo menos no ramo dos perfumes eles estão se dando bem.
As fãs adolescentes do grupo e as apaixonadas por boas fragrâncias elegeram o perfume da banda, Our Moment, produzido pela Elizabeth Arden, como a melhor das celebridades no ano.
Lançado em 2013, o perfume tem em suas notas de topo grapefruit rosa, groselha vermelha e frutas da floresta. As notas de coração são jasmim, frésia e jasmim manga. Já as notas de fundo são patchouli, notas amadeiradas e almíscar.
Assim como a maioria das fragrâncias premiadas nesse Fifi Awards, o Our Moment também não está disponível nas lojas brasileiras.
Fragrância Masculina:
Polo Red – L’Oréal/Ralph Lauren Fragrances
(Já descrito acima)
Fragrância Feminina:
Victoria by Victoria’s Secret – Victoria’s Secret
(Já descrito acima)
Troféu Linha Corpo e Banho
Peony & Blush Suede Body Créme and Body & Hand Wash – Jo Malone London
A marca também não está presente no Brasil. Peça para um amigo com viagem marcada para a Europa!
Troféu Embalagens
Fragrância Masculina:
Bottega Veneta Pour Homme – COTY
O perfume foi lançado em 2013 e é assinado por Daniela Andrier e Antoine Maisondieu.
Tem em suas notas de topo pinheiro siberiano, bergamota da Calábria e junípero. Nas notas de coração encontram-se pimenta malagueta, sálvia esclaréia e abeto canadense. Nas notas de fundo, temos couro, ládano e patchouli.
A fragrância também não se encontra disponível nas lojas brasileiras ainda, você deve procurar outras maneiras de comprar perfumes importados para adquiri-la.
Fragrância Feminina:
Honey Marc Jacobs – COTY
[table id=115 /]
Com uma das embalagens mais doces (literalmente) do mercado de perfumes importados, o Honey de Marc Jacobs mereceu esse prêmio.
Amado pelas consumidoras de bons perfumes importados, o Honey é um floral energético, criado por Annie Buzantian e Ann Gottlieb e lançado em 2013.
Suas notas de topo são tangerina, pêra e punch. Já as notas de coração são flor de laranjeira, pêssego e madressilva. Nas notas de fundo temos baunilha, mel e notas amadeiradas.
E a melhor notícia? O Honey de Marc Jacobs está disponível no mercado brasileiro, inclusive em lojas brasileiras como a Sephora. Se você gosta de bons perfumes importados com lindas e premiadas embalagens, esse é indicado pra você!
Troféu Perfume Extraordinário
Mane – Aedes de Venustas, Iris Nazarena
De uma marca relativamente desconhecida para nós, brasileiros, o Aedes de Venustas é descrito como “místico, misterioso e sensual”, com predominância da Iris em suas notas.
Não foi lançado no Brasil, e mesmo online é difícil de encontrá-lo para venda. Realmente, um perfume raro e extraordinário!
Relembrando os Perfumes Vencedores do Troféu Hall of Fame
E já que estamos falando de perfumes clássicos excelentes, vamos aproveitar a oportunidade para conferir os perfumes que já foram premiados em anos anteriores e agora fazem parte do Hall of Fame do Fifi Awards.
Sobre os 10 últimos vencedores você pode conferir nosso artigo Os Melhores Perfumes dos Últimos 10 Anos: Troféu Hall of Fame.
As fragrâncias importadas que atingiram o patamar de excelência e conquistaram o público e crítica nos últimos anos foram:
[table id=100 /]
1987 – Chanel nº 5 (Chanel)
Um dos mais clássicos perfumes de todos os tempos, o Chanel nº 5 foi lançado em 1921 e até hoje é sinônimo de requinte e feminilidade.
Um floral com especiarias que até hoje é apreciado por mulheres de todas as idades e colocou Nina Ricci no panteão dos grandes nomes da indústria perfumista.
[table id=116 /]
1989 – Shalimar (Guerlain)
Com inspiração oriental e toda a sofisticação da Guerlain, o Shalimar é outro clássico que perdura através do tempo.
Lançado em 1929 como uma resposta do estilista à depressão econômica que diminui a fortuna de sua clientela, cada 30ml do perfume requer 10.000 flores de jasmim e 28 dúzias de rosas para serem produzidas.
1991 – Old Spice
Old Spice hoje é conhecida como a marca de desodorantes, mas muito antes – em 1938- a marca lançou essa fragrância clássica, um oriental com especiarias que ainda é o preferido de muitos homens.
1992 – Oscar de La Renta
O perfume, lançado em 1977, trouxe a sofisticação das criações de Oscar de La Renta nas passarelas para o mundo das fragrâncias.
[table id=93 /]
1993 – Opium (Yves Saint Laurent)
Um oriental extremamente marcante, Opium é um dos mais famosos perfumes lançados por Yves Saint Laurent.
Lançado em 1953, é um oriental com especiarias bastante intenso. Não alcançou no Brasil a mesma popularidade que lá fora.
1995 – Aramis (Aramis)
Oriental amadeirado, Aramis é um verdadeiro clássico masculino desde 1966.
[table id=117 /]
1996 – Drakkar Noir (Guy Laroche) / Coco Chanel
Neste ano tivemos dois vencedores. O Drakkar Noir, um grande clássico masculino, e a segunda vitória da Chanel, dessa vez com o Coco Chanel.
[table id=118 /]
1997 – Giorgio Beverly Hills / Canoe Eau de Toilet Splash
Lançado em 1981, o Giorgio Beverly Hills continua conquistando fãs mundo afora, inclusive no Brasil. Já o Canoe, da Dana, é um clássico masculino, lançado em 1935.
[table id=119 /]
1998 – Obsession (Calvin Klein)
Lançado em 1985, é um floral ambarino bem marcante, que faz sucesso entre as mulheres brasileiras e de todo o mundo.
[table id=120 /]
1999 – First (Van Cleef & Arpels)
Lançado em 1976, o First é um perfume rico e sofisticado, que conquista as consumidoras e as transforma em adoradoras fieis que não usam outra fragrância de jeito nenhum!
[table id=106 /]
2000 – Poison (Dior)
Lançado em 1985, é um floral feminino que ganha cinco estrelinhas de todas as consumidoras!
Esse floral feminino lançado em 1986 é a segunda fragrância da marca no Hall of Fame.
2002 – White Linen (Estée Lauder)
Pelo Segundo ano consecutive, Estée Lauder levou o prêmio e pela terceira vez figurou no Hall of Fame.
[table id=49 /]
2003 – Eternity (Calvin Klein) / Polo (Ralph Lauren)
Dois perfumes clássicos, amados pelas brasileiras e brasileiros e facilmente encontráveis nas lojas daqui.
Esse floral frutado foi lançado em 2002 e é assinado por Karine Dubreil.
Outro perfume que não alcançou popularidade no Brasil, o Fracas foi lançado em 1948 e é um floral frutado com uma composição muito rica.
Disponível na Sephora, o Eau D’Hadrien é um perfume cítrico inspirado no romance “Memórias de Adriano” e foi lançado em 1981.
[table id=121 /]
2008 – White Diamonds (Elizabeth Taylor) / Cool Water (Davidoff)
Único perfume assinado por uma celebridade a figurar na lista, o White Diamonds foi lançado em 1991. Já o Cool Water é um clássico masculino, lançado em 1988.
[table id=6 /]
2009 – CK One (Calvin Klein)
Conhecido por suas campanhas publicitárias arrojadas, o CK One é um clássico revolucionário por ser unissex.
[table id=48 /]
2010 – L’Eau D’Issey (Issey Miyake) / Le Male (Jean Paul Gautier)
Lançado em 1992, o L’Eau D’Issey é um floral aquático que caiu no gosto das consumidoras. Já o Le Male é um perfume ousado e marcante para os homens, que traduz a moda de Gautier para o universo das fragrâncias.
[table id=68 /]
2011 – 24 Fabourg (Hermés) / Acqua di Gio (Giorgio Armani)
Com uma embalagem chiquérrima, o 24 Fabourg é uma homenagem ao primeiro endereço da Hermes em Paris. Já o Acqua di Gio é uma fragrância leve, para o dia a dia dos homens mais despojados, lançada em 1996.
[table id=122 /]
2013 – Red Door (Elizabeth Arden)
Lançado em 1989, é um perfume marcante e sofisticado, com uma composição complexa. A porta vermelha representa o local onde as mulheres chiques se encontram. Faz sentido, não?
E aí, gostou dos melhores perfumes importados de 2014? Então curta e compartilhe!
Gostaríamos muito de saber sua opinião nos comentários abaixo: Já usou algum destes perfumes? Qual você gostaria de experimentar?